Efeitos do Uso de Opioides
Efeitos do Uso de Opioides
Pessoas dependentes de opioides apresentam frequentemente graves mudanças de humor, bem como evidentes mudanças de comportamento. A droga pode causar qualquer dos efeitos colaterais a seguir:
Euforia seguida de depressão,
julgamentos deturpados, aceleração dos batimentos cardíacos, ansiedade, fala arrastada, coordenação prejudicada, hiperatividade, e falta de concentração.
Logo após receber a droga, viciados apresentam, em geral, aumento da temperatura corporal, euforia, peso nos membros e boca seca. O usuário também alterna sonolência com estados de vigília, e não pode interagir normalmente.
Tipos de opiacios de A a Z
Codeina é uma medicação prescrita para dor suave ou moderada. Originalmente descoberta como um componente do opium. Porém, atualmente, a codeina é produzida com base em metilação de morfina.
Codeina é utilizada sozinha ou acompanhada de outro analgésico como o tylenol (acetominophen). É apresentado em comprimidos, cápsulas, ou xarope, consumidos por via oral.
A Codeina e suas combinações são normalmente ingeridas a cada 4-6 horas. Uma vez que a Codeina pode se tornar um hábito, é recomendado que se siga as instruções médicas. Nunca consuma uma dose maior ou tome com mais frequência, ou mesmo por um tempo maior que o determinado pelo médico.
Dilaudid é baseado em hydromorphone, um potente analgésico. Hydromorphone inibe a intensificação das conexões da dor com o sistema nervoso central, aumenta o limite( suggest “a tolerância” instead of limite) da dor e altera sua percepção. Dilaudid é apresentado em comprimidos orais ou xarope, supositório retal, injeção intramuscular, ou solução intravenosa. A dosagem é de 4-6hrs para modalidade oral e 6-8 hrs para supositório. A administração intravenosa possibilita um constante alívio da dor. Uma vez que hydromorphone pode causar dependência, é recomendado seguir as instruções médicas ao tomar Dilaudid. Não aumente a dose ou a frequência, nem tome por mais tempo do que prescrito pelo médico.
Dilaudid é baseado em hydromorphone, um potente analgésico. Hydromorphone inibe a intensificação das conexões da dor com o sistema nervoso central, aumenta o limite( suggest “a tolerância” instead of limite) da dor e altera sua percepção. Dilaudid é apresentado em comprimidos orais ou xarope, supositório retal, injeção intramuscular, ou solução intravenosa. A dosagem é de 4-6hrs para modalidade oral e 6-8 hrs para supositório. A administração intravenosa possibilita um constante alívio da dor. Uma vez que hydromorphone pode causar dependência, é recomendado seguir as instruções médicas ao tomar Dilaudid. Não aumente a dose ou a frequência, nem tome por mais tempo do que prescrito pelo médico.
A heroína é uma droga extremamente viciante, e seu uso é um problema muito sério nos Estados Unidos. Estudos recentes demonstram uma mudança de modalidade de uso, de heroína injetada para heroína aspirada ou fumada, em razão de um aumento da pureza e da presunção equivocada de que dessa maneira evita -se a dependência. A heroína é processada a partir da morfina, uma substância natural extraída da semente da papoula asiática. A heroína se apresenta como um pó de cor branca ou marrom, e é conhecida popularmente por diversos nomes, alguns dos quais referen-se a região onde a droga foi produzida. Os perigos do consumo e abuso de heroína são associados com condições sérias de saúde, que incluem overdose fatal, aborto espontâneo, veias em colapso, e doenças infecciosas como HIV/AIDS e hepatite. Os rápidos efeitos do abuso de heroína surgem logo após uma simples dose e desaparecem em poucas horas. Após uma injeção de heroína, o usuário sente uma euforia, um aquecimento e rubor na pele, boca seca, e peso nas extremidades. Em seguida à euforia inicial, o usuário experimenta uma alternância entre os estados de alerta e sonolência. A heroína causa depressão do sistema nervoso central, prejudicando a função mental. Existem efeitos da heroína que surgem com o uso continuado. Usuários crônicos podem apresentar colapso das veias, infecção do tecido ou válvulas do coração, abscessos (pus encapsulado em tecido infectado e inflamado), celulite (infecção bacteriana da pele), e doenças do fígado. Complicações pulmonares, incluindo vários tipos de pneumonia, podem resultar das precárias condições de saúde do usuário, bem como dos efeitos depressivos da heroína na respiração. A heroína vendida nas ruas podem conter aditivos que não se dissolvem facilmente, entupindo os vasos que vão para os pulmões, fígado, rins ou cérebro. Isto pode causar infecção ou até mesmo morte de trechos de tecido celular de órgãos vitais. Dados coletados em emergências de hospitais de 21 metrópoles pela entidade DAWN (Drug Abuse Warning Network), em 1995, sobre episódios relacionados ao abuso de drogas e mortes relacionadas, apontam a heroína como a segunda droga mais envolvida em episódios de morte por overdose. De 1990 a 1995, o número de mortes relacionadas ao consumo de heroína dobrou. Entre 1994 e 1995, os setores de emergência apresentaram um aumento de 19% nos casos relacionados ao abuso de heroína.
Hydrocodone é um eficiente agente anti tosse, e sendo um opiacio, também é um analgésico efetivo para dores fracas e moderadas. Cinco miligramas de hydrocodone equivale a 30 mg de codeina, quando administrado oralmente. Comparações anteriores concluíram que hydrocodone e morfina são equivalentes em potência para o controle da dor em humanos. No entanto, hoje em dia considera-se que a dose de 15 mg(1/4 gr) de hydrocodone equivale a 10 mg(1/6 gr) de morfina. Hydrocodone é considerado um similar da morfina em vários aspectos. A produção e venda desta droga vem aumentando significativamente nos últimos anos( aumentou em 4 vezes entre 1990 e 2000), já que é consumida de maneira ilícita por diversão. Os nomes comerciais incluem Anexsia, Hycodan, Hycomine, Lorcet, Lortab, Tussionex, Tylox, Vicodin, and Vicoprofen. Estão disponíveis em comprimidos, cápsulas e/ou xarope. Em geral, esta droga é consumida oralmente, ao invés de administração intravenosa. Atualmente, cerca de 20 toneladas de produtos de hydrocodone são consumidos anualmente nos Estados Unidos.
Cloridrato de Acetato Levomethadyl, também conhecido como Levo-alpha-acetyl-methadol ( LAAM), ou Levacetylmethadol (LAM), é um narcótico e analgésico usado no tratamento de dependência de opioides. Similar à metadona, é um opiacio sintético, utilizado na terapia de reposição por heroína usada ilegalmente. Não cura a dependência por heroína, mas ajuda a prevenir os sintomas da abstinência, quando o paciente interrompe o uso de heroína. Atua como uma droga de manutenção, vinculando-se aos receptores da dor no cérebro, o que pode reduzir a procura por parte do paciente por outras drogas de rua, e reduzir os sintomas da abstinência. LAAM é comercializada sob o nome de ORLAAM, e só está disponível em clínicas de tratamento para drogas, autorizadas pelo Governo.
Ao contrário da metadona, LAAM não necessita de consumo diário.
Lorcet é o nome comercial para a combinação de acetominophen (Tylenol) e hydrocodone. É prescrito em casos de dor moderada a intensa. Uma vez que o hydrocodone vincula-se aos receptores da dor no cérebro, reduz a sensação de dor. Acetominophen interrompe a produção de prostaglandinas, o que por outro lado, causa dor. Lorcet está disponível em comprimidos, cápsulas, e em forma líquida, e sua administração é via oral, a cada 4-6 horas. Hydrocodone pode causar dependência, portanto deve-se seguir as instruções médicas durante o consumo de Lorcet. Não aumente a dose nem a frequência , e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.
Lortab é o nome comercial para a combinação de acetominophen (Tylenol) e hydrocodone. É prescrito em casos de dor moderada a intensa. Uma vez que o hydrocodone vincula-se aos receptores da dor no cérebro, reduz a sensação de dor . Acetominophen interrompe a produção de prostaglandinas, o que por outro lado, causa dor. Lortab está disponível em comprimidos, cápsulas, e em forma líquida, e sua administração é via oral, a cada 4-6 horas. Hydrocodone pode causar dependência, portanto deve-se seguir as instruções médicas durante o consumo de Lortab . Não aumente a dose nem a frequência , e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.
Metadona é uma substância sintética com propriedades farmacêuticas similares à morfina e heroína. É prescrita para pacientes com dor intensa, como aqueles com ferimentos graves ou que passaram por grandes cirurgias. A metadona atua no cérebro diminuindo a sensação de dor e anulando a resposta emocional à dor. É apresentada em comprimidos, dispersible???…comprimidos, em forma líquida e líquida concentrada. O consumo é a cada 3-4 horas, para dor intensa, e a cada 6-8 horas para dores crônicas. Como a metadona pode causar dependência no nível da morfina e heroína, deve-se seguir as instruções médicas. Não aumente a dose ou a frequência de consumo, e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico. A desintoxicação de metadona é das mais difíceis, uma vez que seus efeitos são duradouros e que a droga se aloja nos tecidos com facilidade. A metadona é também usada como um substituto terapêutico em tratamentos de dependência por opioides. A dependência legal (metadona) é substituída pela ilegal (heroína). A metadona está disponível em clínicas aprovadas pelo governo para tratamento de drogas e sob prescrição, em algumas áreas.
MS Contin é o nome comercial para sulfato de morfina, que é prescrito para dor moderada ou intensa. O sulfato de morfina se conecta aos receptores da dor no cérebro diminuindo a sensação de dor. MS Contin é apresentado em comprimidos, cápsulas, em forma líquida e supositório retal, e o consumo é a cada 4 horas. Comprimidos e cápsulas de longa duração podem ser consumidos a cada 8-12 horas, ou 1-2 por dia, respectivamente. O sulfato de morfina é extremamente viciante, portanto deve-se seguir as instruções médicas durante o consumo de MS Contin. Não aumente a dose ou a frequência, e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.
Norco é o nome comercial para a combinação de acetominophen (Tylenol) e hydrocodone. É prescrito em casos de dor moderada a intensa. Uma vez que o hydrocodone vincula-se aos receptores da dor no cérebro, reduz a sensação de dor . Acetominophen interrompe a produção de prostaglandinas, o que por outro lado, causa dor. Lortab está disponível em comprimidos, cápsulas, e em forma líquida, e sua administração é via oral, a cada 4-6 horas. Hydrocodone pode causar dependência, portanto deve-se seguir as instruções médicas durante o consumo de Norco . Não aumente a dose nem a frequência , e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.
Oxycontin é o nome comercial para (time-release formula???) oxycodone, um analgésico narcótico para dor moderada ou intensa. É utilizado no tratamento de pacientes terminais de câncer, e de portadores de dores crônicas, como também para aliviar dores de pós-parto, dores de pós-operatório e dor de dente. OxiContin é apresentado em forma líquida ou comprimidos, consumidos a cada 6 horas. Comprimidos de efeito prolongado podem ser consumidos a cada 12 horas. Oxycodone é derivado do ópio, e é o princípio ativo presente no Percodan e Percocet. Uma vez que o oxycodone vincula-se aos receptores da dor no cérebro, reduz a sensação de dor. Oxycodone pode causar dependência, portanto deve-se seguir as instruções médicas durante o consumo de OxiContin . Não aumente a dose nem a frequência , e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.
Percocet é o nome comercial para a combinação de acetominophen (Tylenol) e oxycodone. É prescrito em casos de dor moderada a intensa. Uma vez que o oxycodone vincula-se aos receptores da dor no cérebro, reduz a sensação de dor . Acetominophen interrompe a produção de prostaglandinas, o que por outro lado, causa dor. Percocet está disponível em comprimidos, cápsulas, e em forma líquida, e sua administração é via oral, a cada 6 horas. Oxycodone pode causar dependência, portanto deve-se seguir as instruções médicas durante o consumo de Percocet. Não aumente a dose nem a frequência , e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.
Percodan é o nome comercial para a combinação de ácido acetilsalicílico (Aspirina) e oxycodone. É prescrito em casos de dor moderada a intensa. Uma vez que o oxycodone vincula-se aos receptores da dor no cérebro, reduz a sensação de dor. O ácido acetilsalicílico interrompe a produção de prostaglandinas, o que por outro lado, causa dor. Percodan está disponível em comprimidos, cápsulas, e em forma líquida, e sua administração é via oral, a cada 6 horas. Oxycodone pode causar dependência, portanto deve-se seguir as instruções médicas durante o consumo de Percodan. Não aumente a dose nem a frequência , e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.
Stadol é um analgésico para dor moderada ou intensa. Esta formulação de butorphanol é administrada a cada 3-4 horas, seja para spray nasal, injeção muscular nas nadegas ou quadril, ou injeção venal. Stadol é prescrito para pacientes de pós operatório ou para migrena e funciona vinculando-se a receptores da dor no cérebro. Desde que stadol se tornou disponível em forma de spray nasal, o abuso se intensificou, gerando mais de 40 mortes. O FDA não regula o Stadol na maioria dos estados. Butorphanol é altamente viciante, e caso consumido por usuário dependente de outra droga, pode gerar sintomas de abstinência. Siga as instruções médicas ao consumir Stadol. Não aumente a dose ou a frequência, e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.
Suboxone (Buprenorphine) é um narcótico semi-sintético. Suboxone é uma combinação de Buprenorphine e Narcan, de consumo sublingual. Suboxone não pode ser injetado, pois seu componente Narcan causa imediata síndrome de abstinência de opioides. Na forma sublingual a droga é absorvida pela membrana da mucosa, ao contrário do Narcan.
Tramadol é utilizado para o alívio de dor intensa. Pode ser utilizado para tratar dores resultantes de cirurgias e enfermidades crônicas, como a fibromialgia ou artrite. Tramadol somente deve ser utilizado sob cuidados e ordens médicas. Contacte o seu médico caso você ache que precisa tomar medicação extra ou observe mudanças de humor ou comportamento.
Tramadol is habit-forming if abused. Tramadol should only be taken under a doctor’s care and orders. Call your doctor if you find that you want to take extra medication or notice any other unusual changes in your behavior or mood.
Vicodine é o nome comercial para a combinação de acetominophen (Tylenol) e hydrocodone. É prescrito em casos de dor moderada a intensa. Uma vez que o hydrocodone vincula-se aos receptores da dor no cérebro, reduz a sensação de dor. Acetominophen interrompe a produção de prostaglandinas, o que por outro lado, causa dor. Vicodin está disponível em comprimidos, cápsulas, e em forma líquida, e sua administração é via oral, a cada 4-6 horas. Hydrocodone pode causar dependência, portanto deve-se seguir as instruções médicas durante o consumo de Vicodin. Não aumente a dose nem a frequência , e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.
Zydone é o nome comercial para a combinação de acetominophen (Tylenol) e hydrocodone. É prescrito em casos de dor moderada a intensa. Uma vez que o hydrocodone vincula-se aos receptores da dor no cérebro, reduz a sensação de dor . Acetominophen interrompe a produção de prostaglandinas, o que por outro lado, causa dor. Zydone está disponível em comprimidos, cápsulas, e em forma líquida, e sua administração é via oral, a cada 4-6 horas. Hydrocodone pode causar dependência, portanto deve-se seguir as instruções médicas durante o consumo de Zydone. Não aumente a dose nem a frequência , e não consuma por tempo maior que o prescrito pelo médico.