A história do
Dr. Waismann
O Dr. André Waismann nasceu no Brasil em 1958. Após concluir o curso de medicina na Faculdade de Medicina de Teresópolis/RJ em 1981, mudou-se para Israel para dar início a sua carreira. Iniciou a prática médica como cirurgião e especialista em traumas, acrescentando mais tarde formação em cuidados intensivos.
Após cumprir serviço militar nas Forças Armadas de Israel, IDF, onde alcançou na unidade de infantaria a patente de Major, Dr. Waismann tornou-se o Diretor Médico encarregado na Polícia de Israel, do grande distrito de Jerusalém.
Além de outras funções, ele foi encarregado do tratamento de centenas de prisioneiros viciados em drogas baseadas em opiacios. Após presenciar seu sofrimento, Dr. Waismann tomou para si a missão de melhorar o nível de cuidados para estes presos. Ao invés de administrar substitutos de opioides, como a metadona, começou a buscar uma alternativa melhor.
Em 1994, Dr. Waismann desenvolveu um procedimento médico baseado em anestesia, a fim de ajudar viciados a superar a dependência por opioides, bem como seus efeitos colaterais, síndrome de abstinência e ânsias, de maneira segura , efetiva e humana. Este procedimento viria finalmente se tornar o que é atualmente conhecido como Neuro-regulação Acelerada, o ANR.
Em 1998, após tratar com sucesso milhares de pacientes, incluindo uma criança de 6 anos que havia se tornado dependente de opioides após uma operação de um tumor no cérebro, Dr. Waismann compartilhou suas descobertas sobre a eficácia e segurança de seu método no Congresso Internacional de Anestesia, em Frankfurt.
Mais importante ainda, este foi o ano em que o Dr. Waismann foi capaz de reconhecer as origens biológicas da dependência por opioides, e o equilíbrio crítico entre endorfina e receptor. Este foi um grande avanço, que lhe permitiu desenvolver uma nova meta terapêutica, que jamais havia sido experimentada, modulação de Neuro-regulação.
Como consequência, a técnica existente foi adaptada e aprimorada por esse avanço no entendimento médico, e ANR tornou-se a nova realidade no tratamento da dependência por opioides.
Os sucessos e conquistas do Dr. Waismann chamaram a atenção do Ministério da Saúde de Israel, que o convidou a abrir e dirigir a primeira unidade ANR, no Hospital Assuta, em Tel Aviv. Esta unidade tratou com sucesso milhares de pacientes, não somente israelenses, mas também outros vindos de várias partes do mundo.
Em 2012, Dr. Waismann inaugurou um Centro ANR na Suíça. Por anos, ele comandou um time de profissionais médicos, tratando pacientes de várias partes da Europa. Ao longo da sua carreira, Dr. Waismann realizou palestras e ensinou profissionais de saúde em diversos países do mundo.
Em setembro de 2018, ele apresentou seu trabalho e visão durante uma sessão do Conselho de Direitos Humanos, na Assembléia Geral das Nações Unidas, explorando soluções para a crescente crise global de dependência por opioides.
Em 2019, o primeiro Centro ANR nos Estados Unidos foi inaugurado em Tampa, Flórida, abrigando a nova sede internacional para educação, tratamento e futuros investimentos acadêmicos. Este centro terá papel importante na propagação do conceito de ANR, fazendo com que o tratamento se torne largamente disponível para o público americano e de todo o mundo.